Home

    Últimas Notícias

    Mais Lidas

    370 anos da Batalha de Casa Forte é celebrado com medalha

    17 de agosto de 1645 deu-se no bairro de Casa Forte, em Recife, uma das batalhas iniciais de expulsão dos holandeses do território brasileiro, que permaneceriam no Brasil até 1654, após as vitórias finais, já nos Montes dos Guararapes, em 1648 e 1649. O bairro é onde hoje situa-se o CPOR do Recife, e em homenagem às tropas patriotas que ali lutaram a AORE/Recife deu o nome de "Heróis de Casa Forte" à medalha que concede anualmente. A comenda é para reconhecer aqueles que se destacam no apoio ao CPOR e à AORE.

    Comandantes de várias OM's que apoiam a formação do Aspirante do CPOR/Recife, além de diversos Oficiais R/2, autoridades e personalidades, que não medem esforços e se destacam ao contribuir e elevar o nome da AORE e do Centro, foram agraciados. A belíssima solenidade, ocorrida em 14 Ago deste ano na Praça de Casa Forte, palco da Batalha em 1645, foi preparada, montada e executada pelo CPOR, e presidida pelo Gen Brito, Chefe do Estado Maior do Comando Militar do Nordeste, também agraciado com a medalha.

    Prestigiaram o evento o Padre Edwaldo, pároco da Igreja Matriz de Casa Forte há mais de 40 anos; antigos alunos ilustres, como o teatrólogo e médico Reinaldo de Oliveira, autor da letra da canção do CPOR; o Gen Jardim, Diretor do Hospital Militar de Área do Recife, além de diversas outras autoridades civis e militares, escolas locais e população em geral.







    veja todas as fotos aqui









      Leia o Alusivo aos 370 anos
      da Batalha, redigido pelo Cel Sá,
      Cmt CPOR, e lido pelo Ten R2
      Rogério, Pres AORE.

       Clique aqui

     

     

     

     

     


    Última atualização (Qua, 26 de Agosto de 2015 03:51)

     

    Bate-Papo com a Reserva trouxe o tema 'corrupção'

    No dia 12 Ago tivemos como convidado especial o Auditor da CGU e nosso colega Ten R/2 Alberto Lessa, que falou sobre A Participação da Sociedade no Combate à Corrupção. A palestra teve uma adesão surpreendente com debates bastante interessantes. Lessa mostrou várias legislações e meios de atuação da população, que na maioria das vezes prefere não denunciar os descalabros em seus municípios. Segundo Lessa, não há como os Órgãos de Controle combaterem sozinhos a corrupção endêmica no Brasil, sem uma participação efetiva da sociedade.

    Presitigiaram o evento, além de mais de 50 Oficiais da Reserva não remunerada, o Gen R1 Gomes de Mattos, representando o Comandante Militar do Nordeste, o Cel Sá, Comandante do CPOR/Recife, Coronéis R1 antigos Instrutores do CPOR, amigos da ADESG, Maçonaria, AVFEB e Associação dos Amigos da 2ª Companhia de Guardas.

    O 'Bate-Papo com a Reserva' é um evento social da AORE/Recife, que acontece normalmente nas segundas quartas-feiras de cada mês. A atividade visa à integração e ao aprimoramento intelectual dos Oficiais da Reserva, além de contribuir para a aproximação do Exército com o segmento civil da sociedade, cultivando valores militares e compartilhando conhecimentos.


    confira todas as fotos, aqui



    Última atualização (Qua, 26 de Agosto de 2015 02:58)

     

    CNOR é recebido pelo Comandante do Exército em Brasília

    O CNOR, Conselho formado pelos Presidentes das 20 Associações de Of R/2 (AORE's) espalhadas por todo o território nacional, realizou de 5 a 7 Ago sua 4ª reunião anual em Brasília, onde foi recebido no QGEx pessoalmente pelo Gen Villas Bôas - Comandante do Exército, que conversou com todos os representantes regionais dos Oficiais R/2 por cerca 1h no auditório de seu gabinete. No dia 6, o Comandante do Força fez questão de prestigiar um jantar social promovido pelo CNOR no HTO do Setor Militar Urbano.

    Após recepção no Gabinete do Comandante do Exército, a comitiva foi conduzida para outra recepção, esta no Comando Logístico, realizada pelo General Farias, e, em seguida, convidada a se deslocar para o Campo de Instrução de Formosa-GO, assistir aos tiros do Astros, do Gepard e do Igla, além do emprego do Radar SABER 60, durante a Escola de Fogo da 1ª Brigada de Artilharia Antiaérea.

    Nos dias 6 e 7 desenvolveu-se a Plenária do Conselho Nacional para discutir temas de gestão e planejamento, pertinentes a todo o Sistema R/2 no Brasil. O alojamento da comitiva dos cerca de 35 Oficiais da Reserva foi gentilmente cedido pelo Comando Militar do Planalto, que também disponibilizou seu auditório para a realização da Plenária.


    veja todas as fotos aqui



    Última atualização (Qua, 26 de Agosto de 2015 03:04)

     

    Mensagem do Presidente do Sistema CNOR para o Dia do Soldado


    Última atualização (Seg, 24 de Agosto de 2015 21:17)

     
    Mais Artigos...
    Doe agora
    Contribua com a nossa Associação.

    Associe-se | Anuidade
    Clique na carteira
    Siga a AORE/Recife
    Facebook Linked In Group Twitter YouTube Google Calendar Picasa
    Agenda R/2
    Clique no calendário Agenda R/2
    R/2 em ação
    Acontece na Defesa