Home Nota de Falecimento

    Últimas Notícias

    Mais Lidas

    Nota de Falecimento

    A Diretoria do Conselho Nacional de Oficiais R/2 do Brasil, consternada, comunica o falecimento hoje, dia 02 de julho de 2011, do 2º Tenente R/2 de Artilharia Itamar Franco. O companheiro, desaparecido aos 81 anos, era da turma de 1951 do NPOR do então 1º Grupo do 4º Regimento de Obuses, hoje 4º Grupo de Artilharia de Campanha - Grupo Marquês de Barbacena, em Juiz de Fora, Minas Gerais. O Tenente R/2 Itamar Franco era integrante da Associação dos Oficiais da Reserva do Exército, sediada em Belo Horizonte, filiada ao CNOR.

    O Senador Itamar Augusto Cautiero Franco nasceu no dia 28 de junho de 1930, a bordo de um navio que fazia a rota Salvador/Rio de Janeiro, tendo sido registrado em Salvador. Órfão de pai, que morreu de malária antes de seu nascimento, viveu uma infância pobre em Juiz de Fora, ajudando a mãe a entregar marmitas. Formou-se em engenharia e eletrotécnica pela Escola de Engenharia de Juiz de Fora, em 1955. Foi governador de Minas Gerais, senador durante 16 anos, prefeito de Juiz de Fora por dois mandatos e embaixador do Brasil na Organização dos Estados Americanos (OEA), em Portugal e na Itália.

    Eleito vice-presidente nas eleições de 1989, Itamar Franco tomou posse em 15 de março de 1990 junto com Fernando Collor de Mello, então governador de Alagoas. A chapa foi eleita com 42% dos votos em um segundo turno disputado contra o petista Luiz Inácio Lula da Silva.

    Após denúncias de corrupção e com a popularidade fragilizada por conta da situação caótica da economia, em função dos sucessivos planos econômicos frustrados e a hiperinflação, em setembro de 1992 o presidente Collor sofreu impeachment em votação no Congresso Nacional. Itamar Franco, então, assumiu a presidência, aos 62 anos, primeiro interinamente, entre outubro e dezembro de 1992. Em 29 de dezembro de 1992, se tornou, efetivamente, presidente da República.

    Como presidente, implantou o Plano Real, que estabilizou a moeda e acabou com a inflação, assinou a Lei dos Genéricos e a Lei Orgânica da Assistência Social (Loas), que abriu caminho para a criação de programas de transferência de renda.

    Em 21 de maio deste ano, foi diagnosticado sofrer de leucemia. Alguns dias depois se licenciou do Senado a fim de tratar-se da doença no Hospital Albert Einstein . No dia 27 de junho, um boletim médico do hospital divulgou que sua situação tinha se agravado em virtude de uma pneumonia que o levou à UTI. O Tenente R/2 Itamar Franco faleceu nesta manhã.



    LUTO OFICIAL
                 O Presidente do Conselho Nacional de Oficiais R/2 do Brasil, no uso de suas atribuições estatutárias, RESOLVE decretar, no âmbito das Associações filiadas ao CNOR, LUTO OFICIAL de 5(cinco) dias pelo falecimento, em 02 de julho de 2011, do 2º Tenente R/2 de Artilharia ITAMAR AUGUSTO CAUTIERO FRANCO. À família enlutada, nossas sentidas condolências, extensivas às Associações dos Oficiais da Reserva de Minas Gerais - AOR/EB e AORE/JF.

    Rio de Janeiro, 02 de julho de 2011


    Sérgio Pinto Monteiro - 2º Ten R/2 Art
                 Presidente do CNOR

    Última atualização (Sáb, 02 de Julho de 2011 16:19)

     
    Doe agora
    Contribua com a nossa Associação.

    Associe-se | Anuidade
    Clique na carteira
    Siga a AORE/Recife
    Facebook Linked In Group Twitter YouTube Google Calendar Picasa
    Agenda R/2
    Clique no calendário Agenda R/2
    R/2 em ação
    Acontece na Defesa