Home FELIZ DIA DO OFICIAL R/2 DO BRASIL - 04 DE NOVEMBRO

    Últimas Notícias

    Mais Lidas

    FELIZ DIA DO OFICIAL R/2 DO BRASIL - 04 DE NOVEMBRO

    04 de novembro

    DIA DO OFICIAL R/2 DO EXÉRCITO BRASILEIRO



    O Exército Brasileiro comemora em 4 de novembro o dia do Oficial R/2, criado pela portaria do Comandante do Exército nº 429, de 18 de julho de 2006, em atendimento a uma proposta do Conselho Nacional de Oficiais R/2 do Brasil.
    A data reverencia o nascimento, no ano de 1891, do Tenente-Coronel Luiz de Araújo Correia Lima, gaúcho de Porto Alegre, descendente de uma família de militares.
    Aluno aplicado figurou sempre entre os primeiros classificados nos bancos escolares que frequentou, tendo cursado o ensino fundamental na Escola Militar de Porto Alegre, o Curso de Artilharia na Escola Militar do Realengo, onde posteriormente foi instrutor, a Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais e a Escola de Estado-Maior.
    Durante a Primeira Guerra Mundial participou da vigilância do litoral e da costa brasileira, integrando o 17º Grupo de Artilharia. Lutou no 1º Grupo de Artilharia Pesada, no Rio de Janeiro, contra os revoltosos de 1924. Estudioso dos mecanismos de recrutamento e recompletamento dos exércitos europeus na Primeira Guerra Mundial, Correia Lima defendeu, exaustivamente, junto a seus chefes, a criação de estabelecimentos de ensino com a missão de formar Oficiais da Reserva no Exército Brasileiro.
    Em 22 de abril de 1927, seu esforço foi recompensado com a criação do CPOR da 1ª Região Militar, no quartel do 1º Grupo de Artilharia Pesada, em São Cristóvão, no Rio de Janeiro, precursor do atual Sistema de Formação de Oficiais da Reserva, tendo ele sido nomeado seu primeiro comandante.
    Em 5 de setembro de 1930, o então Major Correia Lima, quando comandava o 1º Grupo do 9º Regimento de Artilharia Montada, sediado em Curitiba, teve sua vida e carreira interrompidas. Seu quartel foi atacado de surpresa pelos revoltosos, tendo sido o bravo militar morto pelas costas.
    No dia 13 de outubro do mesmo ano foi promovido post-mortem a tenente-coronel, por ato de bravura.
    Nos dias atuais, o Exército reverencia e homenageia sua notável figura. Seu busto encontra-se em local de destaque no pátio “Major Apollo Miguel Rezk”, no CPOR do Rio de Janeiro, bem como na entrada do aquartelamento onde se lê em uma placa, os dizeres “nosso fundador, patrono e guia”, trecho da canção do CPOR.
    Na Segunda Guerra Mundial, 433 Oficiais R/2 do Exército empunharam suas armas no Teatro de Operações da Itália. Dos 49 Oficiais-aviadores da Força Aérea Brasileira que combateram na Europa, 13 eram oriundos do CPOR da Aeronáutica. Um punhado desses bravos encontra-se ainda hoje em nosso convívio. Venceram, quando muito jovens, um inimigo traiçoeiro. Hoje exibem em seus cabelos brancos a satisfação da missão cumprida. A nação lhes deve um eterno sentimento de gratidão.
    O Conselho Nacional de Oficiais R/2 do Brasil, criado em 22 de abril de 1997, graças a orientação, apoio e incentivo do General de Exército Gleuber Vieira, agraciado nesta data com a primeira medalha “Major Apollo Miguel Rezk”, reúne hoje dezoito Associações em todo o país, com mais de nove mil Oficiais cadastrados.
    No Dia do Oficial R/2 nos reunimos para reafirmar uma vocação e renovar um juramento. A vocação, simbolizada pelos trajes verde-oliva que nos orgulhamos de vestir. Neles, incorporamos, numa simbiose perfeita, os valores do soldado e os ideais do cidadão, vivenciando a cumplicidade generosa de uma dupla ligação afetiva. A renovação do juramento do aspirantado estará sempre presente na cadência firme e no passo certo durante os nossos desfiles.
    Somos depositários de um conjunto de valores, princípios e atributos que, característicos da profissão militar, resistem bravamente nos dias atuais. Como militares da Reserva, somos testemunhas de que na caserna se pratica a nacionalidade em toda a sua pujança. Como civis, somos mensageiros das Forças Armadas, instituição nacional de maior credibilidade na sociedade brasileira.
    Exército Brasileiro!
    Aqui está a tua “Reserva Atenta e Forte”. Sempre pronta para o cumprimento da missão. Brasil!
     
    Rio de Janeiro, 04 de novembro de 2011
     
    Sérgio Pinto Monteiro - 2º Ten R/2 Art
    Presidente do CNOR - Conselho Nacional de Oficiais R/2 do Brasil


    - Não percam a festa de comemoração em Recife, do Dia do Oficial R/2 e dos 29 anos da AORE/Recife - sábado | 05Nov11 | das 10h30 às 16h | na área de lazer do CPOR/R

    Última atualização (Sex, 04 de Novembro de 2011 00:22)

     
    Doe agora
    Contribua com a nossa Associação.

    Associe-se | Anuidade
    Clique na carteira
    Siga a AORE/Recife
    Facebook Linked In Group Twitter YouTube Google Calendar Picasa
    Agenda R/2
    Clique no calendário Agenda R/2
    R/2 em ação
    Acontece na Defesa