Home CPOR e AORE comemoram os 368 anos da Batalha de Casa Forte

    Últimas Notícias

    Mais Lidas

    CPOR e AORE comemoram os 368 anos da Batalha de Casa Forte

    Nesta quarta-feira, 14/08/2013, o Centro de Preparação de Oficiais da Reserva do Recife (CPOR/R) e a Associação dos Oficiais da Reserva (R/2) do Exército (AORE/Recife) celebraram oficialmente os 368 anos da Batalha de Casa Forte. Essa batalha, que resultou em uma das importantes vitórias do exército luso-brasileiro contra o invasor holandês, em 17 de agosto de 1645, dá nome a um bairro nobre da capital pernambucana (Bairro de Casa Forte) e à sua principal avenida (Av. 17 de Agosto), onde está sediado o CPOR/R desde 1949.

    Pela manhã foi realizada a Solenidade Militar no Ginásio Apollo Miguel Rezk (CPOR), na qual foram condecoradas com a MEDALHA HERÓIS DE CASA FORTE diversas personalidades que contribuíram e contribuem de forma ímpar na formação dos Aspirantes daquela escola militar e/ou se destacaram na colaboração contínua à AORE/Recife.

    Já no início da tarde, Oficiais R/2 de várias gerações reuniram-se no tradicional Almoço Mensal R/2, que ocorre toda segunda 4ªf de cada mês, no Círculo Militar do Recife, tendo este a especial saudação à relevante Batalha, com uma rápida explanação do contexto histórico do combate pelo Presidente da AORE. Estiveram presentes, num clima de franca camaradagem, um grande efetivo de Oficiais Superiores da PMPE que são antigos Alunos CPOR/R, além de grupos consideráveis de Turmas da década de 90, e integrantes do Conselho Nacional dos Oficiais R/2 do Brasil (CNOR), da AORE/Natal e da Associação Nacional dos Veteranos da FEB (ANVFEB-PE).

    Insta ressaltar que, conforme o brado do CPOR do Recife, os Aspirantes ali formados são considerados simbolicamente os 'Legítimos Herdeiros dos Heróis de Casa Forte', em reverência àqueles luso-brasileiros que tombaram na Batalha de 1645, ocorrida sobre o mesmo chão da área ocupada pelo antigo engenho de cana-de-açúcar em que foi erguido o 'Velho Casarão de Casa Forte', alcunha dada ao prédio principal do Centro de Preparação dos Oficiais da Reserva da capital pernambucana.

    Neste sábado, dia 17 (dia oficial da Batalha), todos estão convidados para uma manhã de Costelada Gaúcha, no 'Complexo Desportivo e Social Heróis de Casa Forte' - área de lazer do Centro.

    clique nas imagens para abrir o álbum


    Última atualização (Sex, 16 de Agosto de 2013 14:58)

     
    Doe agora
    Contribua com a nossa Associação.

    Associe-se | Anuidade
    Clique na carteira
    Siga a AORE/Recife
    Facebook Linked In Group Twitter YouTube Google Calendar Picasa
    Agenda R/2
    Clique no calendário Agenda R/2
    R/2 em ação
    Acontece na Defesa