Home Bate-Papo com a Reserva - Jun/2014

    Últimas Notícias

    Mais Lidas

    Bate-Papo com a Reserva - Jun/2014

    Neste Bate-Papo com a Reserva de Junho/2014 (sexta-feira, 06/06) tivemos o prazer de receber o renomado Professor e Cientista Político André Régis.

    Comprovando claramente a sua essência acadêmica e científica, ora enriquecida por sua recente e já destacada atuação política, como parlamentar municipal, o convidado proferiu aos oficiais da reserva uma verdadeira aula de altíssimo nível acerca do cenário caótico e desolador em que se encontra a Educação no Brasil. Ao projetar o que seria o país hoje se trouxéssemos o futuro para os dias atuais, relatando os indicadores e as condições alarmantes que ele próprio constatou in loco em seu mapeamento das 320 escolas públicas do Recife, André Régis trouxe uma profundidade sem precedentes ao tema. As perspectivas são as piores possíveis caso não haja uma verdadeira ação da sociedade para colocar a educação como prioridade.

    O relato de suas visitas a diversos países da Ásia, Europa e América, para realizar estudos comparados sobre outros sistemas educacionais, suas realidades e soluções, mostrou-nos conclusões diferentes das que normalmente somos levados a pensar. A verdadeira 'corda de salvação' para o caos do nosso no sistema de ensino não está em grandes aportes financeiros e elevados investimentos, e sim na GESTÃO. Destinar grandes verbas e criar um sem número de escolas e universidades e equipamentos, à primeira vista parece alentador, porém o que falta na Educação do Brasil é GESTÃO. O descaso com a gestão focada em resultados, com acompanhamento cerrado do aprendizado do aluno, aliado à falta de qualificação profissional dos professores e gestores, os péssimos salários e as desumanas condições físicas, além da preocupação pontual com a quantidade em detrimento da qualidade, acabam por gerar mais gastos e desperdícios gigantescos ao erário público sem trazer qualquer solução duradoura.

    Ao final da palestra, o professor André Régis falou da sua frustração em não ter sido aluno do CPOR e ressaltou a importância dessa Escola ao promover a educação, cidadania e civismo entre os jovens universitários da capital pernambucana. Como forma de agradecimento, o convidado recebeu da AORE uma cartela do Selo Comemorativo dos 80 anos do CPOR do Recife e uma muda de Pau-Brasil, árvore símbolo nacional.

    Isso é apenas uma pequena ponta do que foi a imperdível palestra do nosso último Bate-papo com a Reserva, cuja relevância dos temas e o nível intelectual dos breves debates vêm aumentando sensivelmente. Fiquem ligados nos próximos!

    clique na imagem para abrir o álbum


    Última atualização (Seg, 09 de Junho de 2014 21:49)

     
    Doe agora
    Contribua com a nossa Associação.

    Associe-se | Anuidade
    Clique na carteira
    Siga a AORE/Recife
    Facebook Linked In Group Twitter YouTube Google Calendar Picasa
    Agenda R/2
    Clique no calendário Agenda R/2
    R/2 em ação
    Acontece na Defesa