Home Artilharia

    Artilharia

     

     

    Na Antiguidade, os projéteis eram propelidos mecanicamente, inicialmente por arremesso e, posteriormente, pela energia obtida pelo tensionamento de cordas e arcos. Armas que disparam projécteis, como a funda e o arco e flecha, são empregadas contra indivíduos. Já o papel da artilharia é atingir alvos como muralhas ou grupos de indivíduos da Infantaria ou Cavalaria inimiga. Para esse fim foram desenvolvidas e aperfeiçoadas armas como as catapultas, capazes de arremessar pedras ou dardos.

    As peças de Artilharia mais antigas que se conhecem foram inventadas pelos gregos:

    • o "gastraphetes", datada de cerca de 400 a.C., constitui-se num poderoso arco e flecha, que usa o método mecânico de retesar a corda. Podia ser transportado por uma pessoa.
    • o "oxibeles", datado de cerca de 375 a.C., tem a sua corda retesada por alavancas.

    O aperfeiçoamento do "oxibeles" trouxe um desenvolvimento tecnológico importante: a torção de cordas como fonte de energia. Armas empregando a torção passam a ser chamadas de "katapeltes", de onde vem a palavra "catapulta". A "lithobolos", de 335 a.C., é uma catapulta que lança pedras em vez de dardos.

    Os romanos aperfeiçoram o arsenal greco-macedônio, com mudanças na disposição dos braços e da torcedura das cordas garantindo maior alcance às catapultas. Os petardos passam a atingir um alvo a 800 metros. As catapultas romanas mais comuns são a balista, que dispara pedras, e a "scorpio", que arremessa dardos. Uma onagro, do período de 200 a.C., pode disparar uma pedra de 80 quilogramas e requer de oito homens para ser armada.

    A Artilharia desenvolveu-se notavelmente com a invenção do trabuco ("trebuchet"), na China, entre os séculos V a.C. e III a.C.. No Ocidente, no século VI d.C., substituiu as catapultas de torção. O trabuco usa a força da gravidade, através de um contrapeso para lançar projéteis de até uma tonelada. Um trabuco de 20 metros de altura, construído por pesquisadores ingleses em 1995, lançou um automóvel de 476 quilogramas, sem motor, a 80 metros de distância.

     Leia mais


     
    Doe agora
    Contribua com a nossa Associação.

    Associe-se | Anuidade
    Clique na carteira