Home Notícias

    Associação dos Ex-alunos do CPOR/R | Notícias

    AORE/Recife nas Olimpíadas Nacionais dos CPOR's

    Nesta sexta-feira 23 de setembro de 2011 ocorreu a solenidade de encerramento dos III Jogos Desportivos Nacionais dos Centros de Preparação de Oficiais da Reserva do Exército. Em uma semana de jogos, alunos dos 5 CPOR's do Brasil (Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Recife) e dos diversos NPOR's disputaram as modalidades de natação, atletismo, orientação, futebol society, voleibol, corrida rústica e triatlo militar.
    A semelhança do esporte com a vida militar é algo indisfarçável. Valores como perseverança, camaradagem, espírito de corpo, liderança, equilíbrio emocional, cooperação, combatividade e disciplina são comuns às duas atividades. Ao promover os jogos desportivos na formação de futuros Oficiais da Reserva, o Exército, mais do que desenvolver o preparo físico desses jovens universitários em formação militar, utiliza o esporte como instrumento impulsionador dos mais nobres valores da caserna, fundamentais na construção de líderes da sociedade amanhã. Além disso, ressalte-se a importância do estreitamento dos laços entre os integrantes de todos os Órgãos de Formação de Oficiais da Reserva do Brasil.
    Presidiu a solenidade de encerramento o General de Exército Odilson Sampaio Benzi, Comandante Militar do Nordeste. Prestigiaram o evento a Secretária Estadual dos Esportes de Pernambuco, Dra. Ana Cristina Valadão Cavalcanti Ferreira; Oficiais Superiores da Marinha (Hospital Naval) e da Aeronáutica (Base Aérea); antigos Comandantes do CPOR do Recife, como o Cel R1 Lacerda, o Cel R1 Sylvio Romero e o Cel R1 Nattrodt; os atuais Comandantes dos 5 CPOR's do país, além da Associação dos Oficiais da Reserva (R2) do Exército - Regional Recife (AORE/Recife).
    Sagrou-se campeão o CPOR de Porto Alegre, seguido pelo CPOR do Recife, São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.
    A AORE/Recife prestigiou e esteve na torcida nos 5 dias das competições e, por ocasião do almoço de encerramento, homenageou os Comandantes de todos os CPOR's, presenteando-os com a tradicional camisa polo amarelo-ouro da nossa Associação.
    Veja resultados e classificações:
    RESULTADO FINAL DOS JOGOS (por modalidades)
    - Atletismo: CPOR/Porto Alegre
    - Futebol Society: CPOR/São Paulo
    - Natação: CPOR/Recife
    - Voleibol: CPOR/Recife
    - Corrida Rústica: CPOR/Porto Alegre
    - Triatlo Militar: CPOR/Porto Alegre
    - Orientação: CPOR/Porto Alegre
    RESULTADO FINAL DOS JOGOS (por CPOR)
    1º Lugar: CPOR/Porto Alegre
    2º Lugar: CPOR/Recife
    3º Lugar: CPOR/São Paulo
    4º Lugar: CPOR/Rio de Janeiro
    5º Lugar: CPOR/Belo Horizonte
     










    Veja todas as fotos desta matéria clicando aqui.

    Última atualização (Sáb, 24 de Setembro de 2011 02:56)

     

    AORE/Recife no Aniversário do BP Choque de PE

    No último dia 09 de setembro o Batalhão de Choque da Polícia Militar de Pernambuco comemorou seus 31 anos de fundação. Diversas autoridades civis e militares foram prestigiar a solenidade de aniversário do Batalhão, atualmente comandado pelo Ten Cel PM Paulo de Tarso Pacífico Cavalcanti, também Oficial R2 (Inf CPOR/R Tu 1981). A AORE/Recife esteve presente.
    Durante a solenidade, vários participantes foram convidados a receber o diploma de Amigo do Batalhão de Choque, e a Associação de Oficiais da Reserva R2 do Exéricito foi contemplada, com diploma em nome do seu Diretor Presidente Luciano Faro Cassundé, representado na ocasião pelo Diretor Vice-Presidente Hamilton Alves Pessoa. Integrantes do Exército, Secretários do Governo estadual, personalidades do mundo esportivo e do jornalismo pernambucano receberam a honraria.
    Momento importante para a Associação ter seu nome exaltado com bastante vibração pelo Cmt Batalhão de Choque (ex-aluno do CPOR do Recife) no momento de sua locução. A  AORE foi bastante prestigiada pelos presentes, em especial pelo Gen Jaborandy, Chefe do Estado-Maior do CMNE, e pelo Cmt Geral PMPE Cel PM Tavares Lira. Momento de ainda mais orgulho para a AORE foi ter recebido o diploma Amigo do BPChoque das mãos do Cel PM Ribeiro, Secretário Executivo de Ressocialização do Estado, também Oficial R2 (Eng CPOR/R Tu 1981). É motivo de júbilo para a AORE ver tantos Oficiais R2 na Polícia Militar e no Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco, além de em Secretarias do Governo do Estado, nos mais diversos cargos de chefia e comando. Provas de que o CPOR cumpriu e cumpre, com brilho, seu mais importante papel de formar líderes-cidadãos do futuro.
    Representaram a AORE na cerimônia o Diretor Vice-presidente Ten Hamilton e o Diretor de Articulação Institucional Ten Bragança.

    Ten R2 Hamilton (Dir Vice Pres AORE), Cel PM Vespaziano (Dir Geral de Op PMPE), Ten R2 Bragança (Dir Articulação Institucional AORE)
    Ten R2 Hamilton (Dir Vice Pres AORE), Cel PM Vespaziano (Dir Geral de Op PMPE),
    Ten R2 Bragança (Dir Articulação Institucional AORE), Ten Cel PM Pacífico (Cmt BPChoque)

    Cel PM Tavares Lira (Cmt Geral PMPE) Ten R2 Hamilton (Diretor Vice Presidente AORE), Ten R2 Bragança (Diretor de Articulação Institucional AORE), Cel PM Vespaziano (Diretor Geral de Operações PMPE)
    Cel PM Tavares Lira (Cmt Geral PMPE), Ten R2 Hamilton (Dir Vice Pres AORE),
    Ten R2 Bragança (Dir Articulação Institucional AORE),
    Cel PM Vespaziano (Diretor Geral de Operações PMPE)

    Ten R2 Bragança (Dir AORE), Gen Jaborandy (Ch EM CMNE), Ten R2 Hamilton (Dir AORE)
    Ten R2 Bragança (Dir AORE), Gen Jaborandy (Ch EM CMNE), Ten R2 Hamilton (Dir AORE)

     

     


    Última atualização (Qua, 21 de Setembro de 2011 19:29)

     

    Oficiais R/2 e o 7 de setembro

    Neste 7 de setembro de 2011 a Oficialidade da Reserva (R/2) do Exército Brasileiro se fez representar no Desfile Cívico-Militar da Independência em todo o Brasil.


    Em Recife, o espaço foi conquistado pela Associação dos Ex-alunos do CPOR/R em 1988. Em 1990 tivemos outro desfile, e somente após 19 anos, em 2009, em resposta ao grande incentivo e desejo do então comandante do Centro, Cel Roberto Carlos Nattrodt Barros, os Oficiais R/2 voltaram para consolidar sua posição neste ato de verdadeiro patriotismo e integração.
    Em 2009 tivemos apenas 11 representantes, que valeram por 111 ao romperem um hiato de 19 anos (ver participantes 2009). Em 2010, com a ajuda dos Instrutores-Chefes do CPOR/R, que convocaram ex-alunos recém-formados, alcançamos 38 Oficiais R/2 na avenida (ver participantes 2010). Em 2011, 36 Oficiais R/2 vieram voluntariamente dar mostras de que os valores e virtudes adquiridos na caserna ainda estão vivos e pujantes (ver participantes 2011).
    Participar de uma solenidade como esta muitas vezes ultrapassa o entendimento daqueles que nunca tiveram uma experiência militar, ou daqueles que a tiveram mas não foram capazes de absorver na íntegra os mais caros valores transmitidos na caserna. Trocar cerca de 3, 4 horas de um feriado, por sol, asfalto quente, chuva, espera, e muitas vezes sob chacota da família e amigos, sem ter obrigatoriedade funcional como os que estão na ativa, é dar mostra de verdadeiro amor e compromisso pelo Brasil e seriedade com tudo o que se assimilou nas fileiras militares. É comprovar de fato, mais que em qualquer situação, que 'a farda não é uma veste, que se despe com facilidade e até com indiferença, mas uma outra pele, que adere à própria alma, irreversivelmente para sempre' (parafraseando o Gen Octávio Costa). É unir o 'querer', 'poder' e 'realizar' quando brada a voz civil do Exército dentro si, e quando nada supera o reencontro de velhos amigos de uma época inesquecível.



    A AORE/Recife, honrada com a presença desses Legítimos Herdeiros dos Heróis de Casa Forte e dos valores de Caxias, parabeniza todos os Oficiais R/2 que estiveram na Avenida Cruz Cabugá em forma em nosso grupamento. Registramos como destaque a maior Turma representada nos últimos dois anos: a Turma de 2009, que em 2010 esteve com 10 representantes, e em 2011 com 6 Oficiais voluntários, que com suas presenças se mostraram ser a nata da sua Turma e um exemplo para todas as demais. Outro destaque damos para Oficiais R/2 de outros OFOR (NPOR/Manaus/1º BIS - Ten Inf Aroldo | NPOR/Bayuex/16º RCMec - Ten Cav Silva Neto) e para Oficiais R/2 OTT (Ten Contabilidade Cláudio) e MFDV (Ten Dentista Silva Filho), que mesmo não sendo ex-alunos do CPOR/R registraram o orgulho de serem Oficiais da Reserva R/2 do Exército Brasileiro.
    Não podemos deixar de render salvas ao mais veterano Oficial R/2 presente, Ten Gildo (CPOR/R Tu 59), que, engajado ativamente na AORE/Recife desde a sua fundação, participou de todos os desfiles de Oficiais R/2 realizados em Recife no Dia da Independência Nacional, desde o primeiro, em 1988.
    Em 2012 estaremos novamente juntos, e com um efetivo cada vez maior e cada vez mais seleto.
    Brasil acima de tudo!
    Para ver o álbum de fotos do Desfile 2011, clique aqui

     


    Última atualização (Qua, 09 de Novembro de 2011 08:25)

     

    Diretor da AORE visita Gen Salvador e Cel Guedes, amigos da AORE/Recife, no Comando do Exército em Brasília.

    Caros companheiros;

    Comunico-vos que tive a satisfação e honra de visitar o Comando do Exército em Brasília, levando o valoroso nome da nossa AORE/Recife aos amigos da ativa, nas pessoas do General Américo SALVADOR, Comandante de Operações Terrestres e do Coronel Inf QEMA Carlos GUEDES, antigo Cmt do 24o BC em São Luis/MA e atualmente servindo na Assessoria/2 do Gabinete do Comandante do Exército e em 2012 já nomeado breve nosso Adido Militar junto a Organização dos Estados Americanos-OEA em Washington-DC.

    Foram bons momentos em companhia destes dignos oficiais e suas equipes, recebendo uma calorosa recepção, evidenciando os bons laços de camaradagem que integra a nossa Reserva com a Ativa. Todos mandam lembranças, especialmente o Gen. Salvador, que ficou muito grato pela visita e manda um forte abraço ao Cassundé e todos membros da AORE/Recife, extensivos e aos dignos comandantes do CPOR/Recife, o antigo Cel. Nattrodt e ao atual Cel. De Souza.

    Amanhã sigo a serviço para Carajás/PA e depois São Luis/MA, levando sempre que possível às unidades do nosso Exército a voz dos "Herdeiros dos Heróis de Casa Forte". Na semana de 25/07 retorno as bases em Recife, pronto para colaborar com os trabalhos da associação.





    Pátria, Brasil !

    ULISSES PEIXOTO - Ten R2 (CPOR/R Tu 82)
    Diretor de Integração Civil e RH
    AORE/Recife
    11Jul11

    Última atualização (Ter, 16 de Agosto de 2011 22:38)

     

    O Projeto Dia Escola Cívica continua levando civismo e patriotismo a alunos e professores do ensino fundamental.

    O Dia Escola Cívica é uma ação em que a AORE/Recife visita uma escola da rede pública ou privada para realizar a o hasteamento do Pavilhão Nacional com a canção do Hino Nacional junto com todos os alunos, seguido do plantio de uma árvore frutífera na escola, promovendo assim o civismo, o patriotismo e o ambientalismo entre estudantes do ensino fundamental.

    Ao alcançarem o 6º Dia Escola cívica, os Oficiais R2 têm se surpreendido positivamente com a vontade, vibração e orgulho com que a juventude escolar pernambucana entoa a canção do Hino Nacional Brasileiro e demostra grande sentimento de amor à pátria. Fica claro que o civismo e o patriotismo já existem dentro daqueles jovens, basta que sejam fomentados, cultivados e exercitados.

    No entanto, mesmo existindo uma Lei Federal que obrigue a canção do Hino Nacional Brasileiro nas escolas públicas e particulares, ao menos uma vez por semana por todos os alunos do ensino fundamental, percebemos que muitas escolas não cumprem tal determinação (Lei nº 5.700, art 39, Parágrafo único). Há escolas que nem sequer mastros possuem, outras em que a diretoria não quer nem saber de 'novidades' que 'interfiram no horário normal das aulas', como se o culto aos símbolos nacionais não tivesse a mínima importância na formação de todo e qualquer o cidadão.

    A AORE/Recife cada vez mais se orgulha por levar à frente esse projeto. Orgulha-se por, através dele, muito além de estar contribuindo para a educação no país, estar fomentando entre os Oficiais R2 e a juventude escolar brasileira o sentimento de afeição pelo Exército, dedicação ao Brasil e aos valores e símbolos nacionais, além do respeito pela natureza e o elevado espírito cívico, e a mútua colaboração entre o Exército e o meio civil.

    Essa é a Reserva Ativa. Alerta e atuante em todos os pontos em que o Oficial R2 pode bem cumprir o seu lema de ser a voz civil do Exército na sociedade, contribuindo para o engradencimento do Brasil.

    Vejam as fotos das últimas escolas visitadas, Escola Prof Ernesto Silva (Rio Doce-Olinda/PE) e Colégio Adventista de Água Fria (Água Fria-Recife/PE), onde a AORE teve os maiores exemplos de disciplina e organização por parte dos diretores, professores e alunos.

    Escola Prof Ernesto Silva - Rio Doce/Olinda
    Colégio Adventista de Água Fria/Recife

    Para ver todas as escolas visitadas, clique aqui

    Última atualização (Ter, 16 de Agosto de 2011 22:36)

     
    Mais Artigos...
    Doe agora
    Contribua com a nossa Associação.

    Associe-se | Anuidade
    Clique na carteira