Home

    Últimas Notícias

    Mais Lidas

    O GENERAL DE EXÉRCITO AMÉRICO SALVADOR DE OLIVEIRA E OS OFICIAIS R/2

    Artigo do Presidente do Conselho Nacional de Oficiais R/2 do Brasil, após Passagem de Comando do CMNE, ocorrida sexta-feira 08 de abril de 2011. 
             Convidado para a passagem de comando no CMNE - Comando Militar do Nordeste - e superando as dificuldades logísticas do deslocamento para Recife, mas, por outro lado, impelido por um incontrolável sentimento de gratidão, entendi que minha presença, como presidente do CNOR, ao lado do Ten Mergulhão, presidente da AORE/RJ, seria uma singela homenagem aos Generais (sucedido e sucessor), bem como um agradecimento aos companheiros da AORE/RECIFE, que tantas atenções e gentilezas têm prestado a este antigo companheiro. Afinal, o General Salvador sempre dispensou uma consideração especial aos Oficiais R/2, em especial ao CNOR e suas filiadas. Ao longo de seu profícuo comando realizei, à convite, palestras motivacionais a alunos, ex-alunos e convidados do CPOR/RECIFE e dos NPOR de Natal, João Pessoa, Maceió e Salvador, sempre honrado com a presença de vários Oficiais Generais do CMNE e até mesmo de seu ilustre comandante.
             Nas muitas oportunidades em que conversamos, percebi nitidamente que se tratava de um militar completo, altamente operacional, inteligente, culto, maduro, equilibrado, patriota, corajoso, determinado e que demonstrava compreender e valorizar nossas atividades, tendo, inclusive, proclamado de público, em vários momentos, o seu reconhecimento pelos serviços prestados pela Oficialidade R/2 ao Exército Brasileiro. Com indisfarçável orgulho, frequentemente o ilustre General lembra a importância do irmão, também Oficial R/2, no contexto de sua formação militar.
            O General Salvador, ao tempo de Comandante Militar do Planalto, apoiou intensamente a realização do 11º ENOREx, em 2009, em Brasília. Já no comando do CMNE foi o chefe e amigo que estabeleceu, de imediato, uma respeitosa e intensa camaradagem com os nossos companheiros da AORE/RECIFE. Por sua iniciativa, proporcionou o retorno dos Oficiais R/2 à vida da caserna, incentivando, enfaticamente, o uso dos trajes (uniformes) criados pelo CNOR.
             Foi para nós extremamente gratificante constatar que no convite oficial para a referida passagem de comando, cujo anfitrião foi o Gen Enzo, lá estava mencionado que o uniforme para os Oficiais da Reserva seria o “correspondente” ao 3º D dos militares da ativa. O sentido da iniciativa do Exército, incorporando os uniformes do CNOR ao cerimonial militar, dispensa quaisquer comentários adicionais.
            Diga-se de passagem que têm aumentado expressivamente as encomendas para os nossos uniformes, de todas as Associações filiadas ao CNOR. Vale, entretanto, destacar que o seu uso, embora sempre desejável, é absolutamente opcional e voluntário, sem qualquer demérito para os companheiros que não o adotarem.
            Recentemente, quando homenageado pelos seus ex-alunos do NPOR do 20º BIB, em Curitiba, de onde há trinta anos fora instrutor-chefe, o General Salvador convidou-me para realizar a palestra comemorativa do evento, o que acabou por fazer surgir uma Associação naquela cidade da 5ª RM, então comandada pelo General Adhemar, outro ilustre militar e grande amigo dos Oficiais R/2, hoje Comandante Militar do Sudeste.
             A passagem de comando no CMNE, do Gen Salvador para o Gen Benzi, foi emocionante e prestigiadíssima. Presentes o Ministro de Defesa, Dr. Nelson Jobim, o Comandante do Exército, Gen Enzo - que presidiu a cerimônia - e todos os Oficiais Generais da área, bem como inúmeras autoridades civis e militares.
            Na cerimônia, novamente o Gen Salvador demonstrou o seu apreço pela Oficialidade R/2. Nos dois momentos em que usou da palavra, destacou a importância da nossa participação em diferentes atividades do seu comando, ressaltando os laços de amizade e camaradagem que nos unem.
            Já o General Enzo, Comandante do Exército, como de hábito, demonstrou muita satisfação ao ser cumprimentado pelo nosso grupamento, elogiando, inclusive, o uso do uniforme pelo Ten R/2 Gildo Tavares, antigo presidente da AORE/RECIFE. O próprio Ministro da Defesa, Dr. Nelson Jobim, ao receber o meu cumprimento, manifestou certa curiosidade pelo nosso uniforme e, diante das minhas informações, proferiu um sonoro “muito bom”.
          O novo Comandante Militar do Nordeste é o Gen Ex Odilson Sampaio Benzi. Em nosso primeiro contato foi extremamente gentil e cordial, deixando antever que a Reserva Atenta e Forte continuará a receber o mesmo apoio e tratamento dispensados pelo Gen Salvador. O CNOR e suas filiadas auguram ao Gen Benzi sucesso nessa nova e importante missão que lhe foi atribuída.
          O Gen Salvador retorna a Brasília para comandar o COTER - Comando de Operações Terrestres - cuja missão é orientar e coordenar o preparo e o emprego da Força Terrestre, em conformidade com as políticas e diretrizes estratégicas do Exército. Trata-se de um importantíssimo comando, cujas responsabilidades e complexidades estão a altura do ilustre General Américo Salvador de Oliveira, a quem sabiamente o Comandante do Exército atribuiu tão relevante missão. Ao General Salvador a nossa respeitosa continência e votos de êxito na jornada que ora se inicia.
    Rio de Janeiro, 08 de abril de 2011
    Sérgio Pinto Monteiro - 2º Ten R/2 Art
    Presidente do CNOR
    “ASSIM ATUA A RESERVA ATENTA E FORTE”

    Veja as fotos da presença dos Oficiais R/2 à Solenidade, clique aqui

     

     


    Última atualização (Dom, 10 de Abril de 2011 13:15)

     

    V GRANDE ENCONTRO DOS EX-ALUNOS DO CPOR DO RECIFE



    Fazendo parte das comemorações da Semana do Exército, a AORE e o CPOR unem-se mais uma vez para reverenciar os Aspirantes e Oficiais R/2 formados ao longo dos 78 anos de história da grande Escola de Fazer Heróis!

    Todas as turmas, de todas as épocas, de todas as armas, quadro e serviço, estarão juntas em mais este grande evento. Venha rever seus companheiros, fazer novos amigos de mesma formação militar, e reviver o CPOR num dia de alta descontração.

    Na oportunidade, serão abertas as inscrições para o II ET OFICIAIS R2, a se realizar nos dias 11 e 12 maio – no CIMNC.
    (VAGAS LIMITADAS - venha garantir a sua!)
    Programação:
    DIA 16 ABR 2011 (SÁBADO)
    10:30h – formatura em homenagem aos ex-alunos, com desfile de todos os Of R/2 presentes;
    após a formatura – confraternização na área de lazer do CPOR/R;
    12:30h – almoço

    Entrada: R$ 25,00 | associado com anuidade em dia: R$ 20,00.
    Venda de bebida no local.


    Última atualização (Seg, 04 de Abril de 2011 21:22)

     

    AORE/Recife promove palestra sobre educação financeira, em parceria com a Aurus Investimentos

     

    Nesta quarta-feira 30/03/2011 às 20h, a AORE/Recife promove, para todos os Oficiais R/2 e seus convidados, uma palestra esclarecedora e profissional sobre investimentos e finanças pessoais. Esclarecer e trazer conhecimentos sobre o mercado de renda fixa e o mercado de renda variável (bolsa de valores) serão objetivos da apresentação.
    A palestra será proferida pela Aurus Investimentos, em parceira com a AORE/Recife.
    Gratuita!
    20h
    Auditório do CPOR/R


    Última atualização (Ter, 29 de Março de 2011 18:59)

     

    DIA ESCOLA CÍVICA - Uma ação cívico-sócio-ambiental da AORE/Recife

    O Planejamento 2011 da AORE/Recife começa a sair do papel. Inauguramos nessa sexta-feira 11 Fev 2011 o DIA ESCOLA CÍVICA.

    O Dia Escola Cívica consiste num projeto cívico-sócio-ambiental em que a AORE visita, na primeira sexta-feira de cada mês, uma escola (pública ou privada) e realiza com todos os alunos o hasteamento da Bandeira Nacional com o canto do Hino Nacional. No evento, os Of R/2 presentes falam sobre a importância do respeito a esses Símbolos Nacionais, distribuem a letra do hino, falam sobre erros que normalmente se cometem no canto, sobre a postura devida durante a execução, entre outros aspectos; também é distribuída a letra do Hino de Pernambuco. Após o hasteamento, a AORE doa uma muda de uma árvore frutífera para ser plantada no terreno da escola. A AORE/Recife acredita que desenvolver nos brasileiros, pricipalmente em idade de formação, o sentimento de nacionalidade, civismo, amor à pátria e respeito ao meio ambiente, dentre outros valores, é fundamental para a construção uma nação digna, ética, justa, próspera e soberana.

    Realizamos este primeiro Dia Escola Cívica no Colégio Dom Bosco, no bairro de Casa Amarela, e tivemos a valiosíssima participação do Ten R/2 Aroldo, oriundo da Turma de 1995 de Infantaria do NPOR/1º BIS - Manaus, que, hoje residente em Recife, filiou-se à nossa Associação e contribui assiduamente para a realizações dos nossos ideiais.

    O Ten R/2 Aroldo é responsável pela PREPARA Cursos Profissionalizantes nos estados de PE/AL/PB e esteve presente conosco ao evento, trajando o uniforme de Of R/2 (popular 'verdinho'). Após as atividades cívicas, junto com o gerente comercial da PREPARA, ele sorteou 04 cursos MEU SUCESSO PROFISSIONAL entre os alunos da turma de oitava série, e ofereceu 05 desses cursos para a que a diretoria do colégio premiasse os professores mais assíduos e pontuais. Além disso, a Escola PREPARA promoveu um Concurso Cultural, deixando 110 redações para serem feitas com os alunos sobre o tema: Por um Mundo Sustentável – A Relação do Homem com o Meio Ambiente. As melhores redações estarão concorrendo semanalmente a 01 Playstation 2. Por fim, 1.000 cupons foram deixados para que fosse sorteado um aparelho celular entre os alunos.

    A AORE doou ainda uma aceroleira para ser plantada no terreno da escola.

    Este foi o primeiro de muitos Dias Escola Cívica que virão. Além de uma injeção de patriotismo, civismo e ambientalismo, uma contribuição para a Educação no Brasil.

    Ao Ten Aroldo Leda nossos agradecimentos por se associar aos Legítimos Herdeiros dos Heróis de Casa Forte em torno de tão nobres ideais. Que a sua atitude sirva de exemplo!


    Pátria! Brasil!

     

      

    VEJA AS FOTOS NO NOSSO ÁLBUM. Clique aqui


    Última atualização (Dom, 27 de Março de 2011 02:05)

     
    Mais Artigos...
    Doe agora
    Contribua com a nossa Associação.

    Associe-se | Anuidade
    Clique na carteira
    Siga a AORE/Recife
    Facebook Linked In Group Twitter YouTube Google Calendar Picasa
    Agenda R/2
    Clique no calendário Agenda R/2
    R/2 em ação
    Acontece na Defesa