Home

    Últimas Notícias

    Mais Lidas

    COMUNICADO DE CONGRATULAÇÕES - CNOR

    CONSELHO NACIONAL DE OFICIAIS R/2 DO BRASIL
    Fundado em 22 de Abril de 1997
    Sede: Rio de Janeiro
    Subsedes: São Paulo - Recife - Porto Alegre - Belo Horizonte - Petrópolis - Brasília - Natal
    Ponta Grossa - Cuiabá - Pelotas - Belo Horizonte - João Pessoa - Juiz de Fora - Maceió - Belém
    Av. Brasil, 5292 - Rio de Janeiro (RJ) - CEP 21040-361
    Tel. (21)2560-6584
    www.cnor.org.br * Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

     

     

    COMUNICADO DE CONGRATULAÇÕES

     

                A Diretoria do Conselho Nacional de Oficiais R/2 do Brasil tem a grata satisfação de cumprimentar a Associação dos Ex-Alunos do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva do Recife pela exitosa iniciativa de participar do Exercício no Terreno do Curso Básico da Turma de 2010 do CPOR/R, realizado nos dias 12 e 13 de maio último, nas instalações do Campo de Instrução Marechal Newton Cavalcanti – CIMNC. O numeroso grupamento da Reserva era constituído por 53 Oficiais R/2, fardados com o uniforme 4ºA1 com gorro. Viaturas operacionais transportaram os participantes, que vibraram intensamente com a realização do 1º Exercício no Terreno para os Ex-Alunos do CPOR/R.

               Estendemos os nossos cumprimentos pela realização simultânea, naquela data, de outra importante atividade desenvolvida pela nossa filiada do Recife, que foi a visita às obras de duplicação da rodovia BR-101 no Destacamento Goiana - sentido João Pessoa - em execução pelo 1º Grupamento de Engenharia e suas unidades de Construção.

              A participação de Oficiais R/2 em atividades da caserna, por iniciativa das Associações filiadas ao Conselho Nacional, contribui, decisivamente, para a manutenção dos atributos, princípios e valores inerentes formação dos Oficiais da Reserva do nosso Exército, bem como proporciona uma desejável atualização dos seus conhecimentos militares. Ressaltamos, também, a importância da mensagem recebida pelos participantes, formadores de opinião no segmento civil da sociedade e difusores do trabalho realizado pelos companheiros da Ativa.

              No ensejo, saudamos e agradecemos aos militares do Comando Militar do Nordeste, na pessoa do seu ilustre comandante, General de Exército Américo Salvador de Oliveira, cujo apoio foi também fundamental para o sucesso do 11º Encontro Nacional de Oficiais da Reserva do Exército - 11º ENOREx, realizado pelo CNOR no ano passado, em Brasília.

              Um agradecimento especial deste Conselho Nacional ao Coronel Roberto Carlos Nattrodt Barros, Comandante do CPOR/R, extensivo a todos os seus comandados, pela eficácia do dispositivo que proporcionou momentos inesquecíveis aos nossos companheiros Oficiais R/2.

              Finalmente, parabenizar o Presidente da Associação dos Ex-Alunos do CPOR/R e Vice-Presidente deste Conselho, 2º Ten R/2 Eng Luciano Faro Cassundé, bem como a toda sua eficiente Diretoria, pela excelente iniciativa, que auguramos se repita em muitas outras oportunidades.

     

    Exército Brasileiro, Braço Forte, Mão Amiga!

    Reserva Atenta e Forte!

     

    Rio de Janeiro, 15 de maio de 2010

    Sérgio Pinto Monteiro - 2º Ten R/2 Art

    Presidente do CNOR

     

     

    DOCUMENTO ORIGINAL CLIQUE AQUI

     

     

     


    Última atualização (Sáb, 22 de Maio de 2010 15:53)

     

    Simpósio Sampaio

    No corrente ano o Exército Brasileiro comemora o Bicentenário do Brigadeiro Antônio de Sampaio, patrono da Arma de Infantaria e herói de diversas campanhas, com destaque para a Guerra do Paraguai.
    As festividades dos 200 Anos de Sampaio se desenvolverão em todos os Comandos Militares de Área, com ênfase para o Comando Militar do Nordeste.
    Antônio de Sampaio nasceu em 24 de maio de 1810, em Tamboril. Aos 20 anos de idade, alistou-se como praça voluntário nas fileiras do 22° Batalhão de Caçadores. Passou por todos os postos da carreira militar por mérito, tornando-se brigadeiro em 1865. Considerado um dos maiores militares da história do Brasil independente, participou de muitas das campanhas de manutenção da integridade territorial brasileira e na defesa contra as agressões externas no período do Império. Antônio de Sampaio faleceu, em 24 de maio de 1866, a bordo do navio Eponina, durante Batalha de Tuiuti.
    Para marcar a data e reverenciar a memória do Brigadeiro Sampaio, o Centro de Preparação de Oficiais da Reserva do Recife (CPOR/Recife) e sua Associação de Ex-alunos promoverão um simpósio com o título “SAMPAIO – 200 ANOS: CORAGEM E DETERMINAÇÃO".
    As maiores autoridades em História Militar no Brasil estarão realizando palestras sobre a vida e as batalhas deste insígne patrono.
    Você ex-aluno não pode perder!

    Data: 20 de maio de 2010 (quinta-feira) Hora: 07:00h.

    Local: Auditório do Colégio Militar do Recife
                (Cidade Universitária - ao lado da 7ª RM)

    Uniforme/Traje: Civis: Esporte

    Militares: 4º A 1 c/ boina

    Outras Forças: O correspondente

     

    P R O G R A M A Ç Ã O

    Horário Atividade Responsável

    0700-0730 Credenciamento - Maj VIDAL

    0730-0800 Abertura - Cel NATTRODT (Cmt CPOR), Gen ANANIAS (Cmt 7ª RM/DE),
                                        SrJOSUÉ MUSSALÉM

    0800-0845 Palestra: “A Vida de Sampaio” - Capitão DARÓZ(CMR)

    0845-0905 Intervalo – Exposição – Coffe Break - Maj MACHADO e CARLOS

    0905-0955 Palestra:”Campanhas Militares de Sampaio” - Maj GALVÃO

    0955-1015 Intervalo – Exposição – Coffe Break - Maj MACHADO e CARLOS

    1015-1100 Palestra: “Tuiuti: o último Combate de Sampaio - Gen AURELIANO

    1100-1120 Intervalo e Credenciamento para debates - Cap ORDONHO

    1120-1210 Debates - Sr JOSUÉ MUSSALÉM

    1210-1230 Encerramento - Cel NATTRODT (Cmt CPOR) e
                                                Gen GOMES DE MATOS (Cmt 10ª Bda Inf Mtz)


    Última atualização (Qua, 19 de Maio de 2010 12:15)

     

    Visita às Obras BR-101

    Enquanto parte da diretoria da Associação participava do 1º ET dos Ex-alunos, outra parte visitava as obras da BR-101.

    É a Associação atuando em várias frentes simultâneas, para fazer dos ex-alunos do CPOR/R cada vez mais uma Reserva Ativa e Forte!

    Última atualização (Qua, 02 de Junho de 2010 14:51)

    Leia mais...

     

    1º ET dos Ex-alunos (CIMNC)

    Todos os ex-alunos do CPOR do Recife estão convocados a passarem duas jornadas no Campo de Instrução Marechal Newton Cavalcanti (o famoso CIMNC).
      
    Nos dias 12 e 13 de maio será realizada uma visita às instalações do CIMNC e às instruções do ET do Curso Básico da Turma de 2010 do CPOR, e na oportunidade será executado o 1º Exercício no Terreno para Ex-alunos do CPOR do Recife*.
    Este evento inédito é mais uma das várias ações que a Associação e o CPOR vêm promovendo, focados na valorização constante dos ex-alunos e na manutenção e fortalecimento dos seus laços afetivos com o Centro de Preparação de Oficiais da Reserva do Recife e com o Exército Brasileiro.
    Detalhes e diretrizes do evento (aprovados em briefing do dia 06 maio, com convocação ampla):
    1) inscrição: por motivos de restrição orçamentária, solicita-se uma contribuição de R$ 30,00 por ex-aluno, para ajudar em todas as despesas logísticas com evento, inclusive o churrasco de quarta à noite - AQUELES QUE AINDA NÃO EFETUARAM O PAGAMENTO, PODERÃO FAZÊ-LO NA QUARTA-FEIRA ANTES DO EMBARQUE, NO CPOR (procurar diretores da Associação);
    2) equipamento: fornecido pelo CPOR (será feita a cautela na quarta-feira, antes do embarque, no CPOR);
    3) fardamento (4ºA1 com gorro = gandola, calça e camisa camufladas, gorro e coturno): os ex-alunos deverão tentar ao máximo conseguir individualmente seus fardamentos (muitos inclusive ainda possuem) - o CPOR não possui fardamento para todos, nem o terá em todos os tamanhos e medidas, e por isso, concentrará esforços apenas para recompletar peças e atender aos ex-alunos que de forma alguma conseguirem obter - na impossibilidade de se fardar todos, o ex-aluno não contemplado usará calça jeans escura e camisa branca - OS INSCRITOS QUE AINDA NÃO FIZERAM A CAUTELA DO FARDAMENTO, DEVEM SE DIRIGIR AO CPOR E FAZÊ-LA NESTA SEGUNDA-FEIRA (10/05), A PARTIR DAS 15H, COM O MAJOR VIDAL (CONTATO: 3441.3970 OU 3441.4185) - na impossibilidade, devem mandar algum representante, pois será a última oportunidade;
    4) deslocamento e transporte: o deslocamento dos ex-alunos será realizado por Viaturas Operacionais - os veículos particulares poderão ficar estacionados no interior do CPOR até o retorno do Campo;
    5) concentração e saída: concentração 6h da manhã do dia 12 de maio, no CPOR - saída do comboio 6:30h impreterivelmente;
    6) atividades previstas e quadro-horário:

    Quarta-feira: 12 de maio de 2010
    0600 às 0630h – Concentração no CPOR
    0630h – Saída para o CIMNC
    0930h – Chegada ao CIMNC
    0930 às 1200h – Visita ao CIMNC – Palestra, etc
    1200h às 1300h – Almoço e instalação nos Galpões
    1330 às 1700h – Instrução de Orientação Diurna
    1800 às 2100h – Instrução de Progressão Noturna
    2100 às 2300h – Jantar (churrasco)
    Quinta-feira: 13 de maio de 2010
    0530h – Alvorada
    0630h – Café
    0700h – Formatura com o Corpo de Alunos – Hasteamento do Pavilhão Nacional
    0730h às 1130h – Instrução de Sobrevivência
    1200h – Almoço
    1330h – Retorno ao CPOR
    7) alimentação: fornecida pelo CPOR;
    8) o que levar: 
    -Material de higiene
    -Material de Primeiros Socorros (analgésicos, antitérmicos, antivomitivos, pomadas e remédios de uso exclusivo do ex-aluno)
    -Roupas de Muda (camisas, cuecas e meias)
    -Roupas para o pernoite
    -Protetor solar, labial e repelente
    -Saco de dormir ou equivalente (colchão inflável, colchonete)
    -Lanterna e pilhas
    -Canivete
    9) lado social do evento: pedimos aos ex-alunos que se possível levem na quarta-feira alimentos não perecíveis para serem doados a uma Instituição de caridade - os alimentos serão guardados na sala da Associação;
    10) clique aqui para ver a relação de inscritos (por ordem de antiguidade da Turma). 
    Serão pequenos momentos e talvez únicos, que jamais serão esquecidos - como nunca o são aqueles vividos por um soldado.
    "...Vale a pena ser soldado!
    E ninguém tente entender! Melhor apenas sentir..."
     Valores, Deveres e Ética Militares (VM 10)

    * Não se trata de adestramento militar e sim uma atividade informal de integração e congraçamento.

    Última atualização (Sáb, 29 de Maio de 2010 13:24)

     
    Mais Artigos...
    Doe agora
    Contribua com a nossa Associação.

    Associe-se | Anuidade
    Clique na carteira
    Siga a AORE/Recife
    Facebook Linked In Group Twitter YouTube Google Calendar Picasa
    Agenda R/2
    Clique no calendário Agenda R/2
    R/2 em ação
    Acontece na Defesa